A polêmica da Taça das Bolinhas

Começo da História

A história da taça vem desde 1975, quando a CBD(Confederação Brasileira de Desportos) lançou o troféu, chamado Copa Brasil, sendo um oferecimento da Caixa Econômica Federal. O prêmio ficaria em definitivo com o clube que primeiro ganhasse o Campeonato Brasileiro três vezes seguidas ou cinco vezes alternadamente. Mas a Copa União de 1987 mudou a história do futebol brasileiro.

Flamengo x São Paulo

Acontece que o Flamengo, em 1992, foi o primeiro a conquistar cinco títulos, mas considerando o de 1987, que o Sport alegava ser seu. Entretanto em 2007, o São Paulo também se tornou pentacampeão e pediu a taça – sob o argumento de que o título de 87 não era efetivamente do Flamengo.

Essa questão ficou tão intensa que a disputa vai parar nos tribunais, ao ponto do STF entrar no meio. Sendo assim após muita polêmica, em 14 de abril de 2010, a CBF, através de um parecer do seu Departamento Jurídico, decidiu que o clube de futebol que receberia o troféu seria o São Paulo Futebol Clube, por ter conquistado o Brasileirão 5 vezes e reconhecendo o Sport como o campeão de 1987. Com isso a Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo em 14 de fevereiro de 2011.

Mas no dia 21 de fevereiro de 2011, a história dessa taça mudou(de novo rsrs) pois a CBF também reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 e no dia seguinte, 22 de fevereiro de 2011 o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes determinou que o São Paulo teria que devolver a taça para Caixa Econômica.

Conclusão

Depois de muito vai e vem, brigas judiciais, brigas entre os dirigentes dos clubes nós tivemos uma conclusão. Em 2019, a justiça determinou que a Caixa Econômica passasse a posse do troféu para a CBF, no entanto, não foi estipulado um prazo para que a entidade tome uma decisão sobre o assunto, desde então a Taça das Bolinhas segue até hoje sem um verdadeiro dono.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *