Você sabe qual a ligação do pó de arroz e o Fluminense? Hoje iremos falar de um ”apelido” antes utilizado de forma pejorativa, que se transformou em um poderoso símbolo de resistência e combate ao racismo para a torcida do Fluminense.
Em 1914, durante um jogo entre Fluminense e América RJ, O jogador Carlos Alberto, que era o único negro da equipe, foi visto com um pó branco no rosto, que durante a partida começou a se desmanchar em seu suor, abrindo brecha para a torcida Americana provocar o recém-saído da equipe chamando-o de “Pó de Arroz!
Pouco tempo depois Marcos Carneiro de Mendonça, então goleiro da equipe de Carlos Alberto declarou o seguinte “O rapaz veio conosco do América para o Fluminense, ele fazia a barba e, ao invés de deixar com sua cor natural e passar talco, ele colocava uma coisa branca, fazendo um contraste muito grande entre uma parte e outra do rosto, e então os torcedores começaram a chamar o time do Fluminense de ‘pó de arroz’ “
De acordo com os colunistas da época Fluminense era uma equipe elitista da qual apenas brancos eram benquistos: “Valia a pena ser Fluminense, Botafogo, Flamengo, clube de brancos.” Mas em 1947 Mario Filho publicou um livro denominado “O Negro no Foot-Ball Brasileiro”, onde o autor desmistifica as especulações que afirmavam que o Fluminense obrigava Carlos a usar o pó de arroz. Com base no livro, explica-se que o jogoador utilizava o produto por causa do racismo imposto pela sociedade, mas que o clube em nenhum momento obrigava Carlos a utilizar pó de arroz.
Sobretudo Mário entrevista Carlos Alberto ainda em vida, onde o jogador explica as diferenças entre o América e o Fluminense, ressaltando que ambos eram times de branco, porém, por ser um clube aristocrata, o tricolor promovia bailes e eventos de luxo: “Essa era a diferença entre os times da Zona Sul e Norte, no América as famílias iam ver os jogos e se encontravam uma vez por semana na arquibancada. No Fluminense, eles viviam no clube, todo mundo devia ser igual, mesmo na cor”. E aí, você sabia dessa história? Deixe nos comentarios o que você achou e já deixa o seu joinha!