A Seleção Fantasma da Argentina

Você sabia que a seleção da Argentina já teve jogadores fantasmas!?

Tudo começou em 1973, enquanto a seleção da Argentina sonhava com a Copa do Mundo de 1974, Com o objetivo de se aclimatar à altitude para o jogo contra a Bolívia, uma seleção B foi formada e começou sua preparação na fronteira com o país vizinho, na província de Jujuy. A paranoia fez com que a preparação começasse já em 1 de julho, a quase três meses da partida. Nesse período, a seleção “principal” fazia uma excursão pela Europa.

Sendo assim com a falta de apoio da AFA e a promessa de jogos não cumprida, os jogadores enfrentaram dificuldades financeiras e emocionais durante a preparação. Além disso eles mesmos é que tiveram de arranjar alguns jogos contra equipes e combinados locais em troca de dinheiro para se manterem, inclusive o jogador Mario Kempes escreveu em sua autobiografia “Passamos realmente mal (…). Terminamos fazendo seis ou sete jogos em troca de dinheiro. Assim comprávamos as coisas em um supermercado e alguém fazia a comida. Voltei com 7 ou 8 quilos a menos

Porém apesar das adversidades, a ‘Seleção Fantasma’ entrou em campo determinada e conseguiu marcar o único gol da partida marcado pelo jogador Fornari, inclusive esse é o único gol que ele tem pelo seleção no qual garantiu a vitória contra a Bolívia.

Embora muitos dos jogadores da ‘Seleção Fantasma’ não tenham sido reconhecidos na época, eles deixaram um legado importante para o futebol argentino principalmente Mario Kempes, que foi um dos jogadores a ter sido convocado para a copa de 1974 e para a de 1978 aonde foi artilheiro e campeão mundial.

Compartilhe :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouça no Spotify